Conversas de inclusões inconclusivas…


Em conversa na passada semana com uma colega do Pré-Escolar, esta confidenciou-me que, na sua escola, e para melhoria da acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada, não havia uma rampa de acesso ao passeio, e que, o acesso ao polivalente era impossível para pessoas com mobilidade condicionada, pois para além de um degrau, ainda existiam escoadores de água sem protecção.  Para agravar, o piso deveria de ser calcetado de forma a ficar todo ao mesmo nível, e a casa de banho para deficientes motores não existia…

Resumindo, no século XXI ainda existem muitas lacunas físicas que condicionam todo o acesso a deficientes, nomeadamente, a deficientes motores.

Pegando neste exemplo, (que infelizmente é um dos muitos que existem), é pena que os cidadãos não tenham os seus direitos (básicos) assegurados. Isso está na constituição. Provavelmente, resolver esse estado de coisas dará poucos votos a políticos, e é aí que nós, docentes, temos uma palavra a dizer.

A luta pelos direitos dos nossos alunos, dos nossos  filhos, é algo que nos faz mover montanhas, sendo muito doloroso, mas ao mesmo tempo é  estimulante  ter de lutar por algo que afinal devia ser óbvio existir. Quando o fazemos a sós, pode ser uma luta pouco frutuosa, pois o segredo do sucesso só pode ser a união, que é o que podemos fazer a incentivar os Pais para, junto com eles, reivindicar nas instâncias o cumprimento dos seus direitos.

É irónico  que tenha que ser a Sociedade Civil a exigir o cumprimento das Leis da Constituição!

PS: E estamos nós no ano europeu de combate à pobreza e  à exclusão social…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: