Normalização e Valorização do Papel Social


Normalização e Valorização do Papel Social.

“o uso dos meios normalizantes do ponto de vista cultural, para estabelecer e\ou manter comportamentos e características pessoais o mais normalizantes possíveis.”

Wolf wolfensberger (1972)

 

Devemos aceitar as pessoas como elas são, sejam elas portadoras de alguma deficiência ou não, todos temos direito a ser tratados de igual modo se as condições de vida de uma pessoa portadora de uma deficiência estiverem mais próximas possíveis das circunstâncias e modos de vida na sociedade, mais fácil é de estas se integrarem e se socializarem em harmonia.

A normalização baseia-se na aceitação das pessoas com deficientes, que estas sejam tratadas de igual modo na sociedade, que tenham também direito a residência, escola, emprego exercício, lazer e liberdade de escolha.

Estas pessoas com deficiência ao levarem uma vida o mais normal possível ajustada à sua deficiência só lhes traz benefícios, construir uma imagem positiva à volta dessa pessoa, promover papeis que a sociedade valoriza, a desvalorização até então atribuída é esquecida e aumentam os direitos e oportunidades dessas pessoas com deficiência.

Segundo Molina (1985), os alunos com deficiência, que frequentavam escolas regulares, tinham mais facilidade na linguagem, na leitura, na escrita e mesmo nos relacionamentos com colegas, professores e familiares, do que os alunos portadores da mesma deficiência mas que frequentavam escolas de ensino especial.

A investigação nos últimos anos, têm mostrado que existe um benefício recíproco na socialização entre alunos com características diferentes.

Era importante que todos juntos mudássemos a atitude da sociedade perante esta realidade e todos tivéssemos consciência que não se trata de eliminar as diferenças mas sim aceitar a sua existência e oferecer a estas pessoas uma óptima condição de vida, atendendo as suas capacidades e limitações, desenvolvendo-as ao máximo de modo a estas poderem usufruir dos mesmos benefícios e oportunidades, como qualquer outra pessoa.

Carla Alexandra Abreu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: